Quanto um imóvel valoriza por ano?

O mercado imobiliário é extremamente dinâmico e, por isso, é importante estar atento às variações de valorização dos imóveis. Mas, afinal, quanto um imóvel valoriza por ano?

A resposta não é tão simples assim, pois existem diversos fatores que influenciam na valorização de um bem. O primeiro deles é a localização do imóvel, que pode ser em uma região com grande potencial de crescimento ou em uma área já consolidada. Outro fator que impacta diretamente no valor do bem é a qualidade da construção e dos acabamentos.

Neste conteúdo, vamos abordar os principais fatores que influenciam na valorização de um imóvel e quais são as perspectivas para o mercado imobiliário nos próximos anos.

O que pode influenciar a valorização do imóvel?

Quando a economia está aquecida, há mais demanda por imóveis e, consequentemente, os preços tendem a subir. Já em períodos de recessão ou crise financeira, a procura cai e os preços ficam mais acessíveis. Isso sem falar dos índices do mercado imobiliário.

Os Índices do mercado imobiliário que influenciam na formação de preço

Os principais índices que influenciam na formação de preço do mercado imobiliário são:

  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M);
  • E o Custo da Construção (CC).

Como calcular a valorização do imóvel?

A valorização de um imóvel é calculada, geralmente, pelo aumento do seu valor patrimonial. Isto quer dizer que, se o preço de um imóvel era de R$ 200.00,00 mil em 2020 e passou a ser R$250.000,00 mil em 2022, houve uma valorização de 25% em 2 anos (média de 12.5% a.a.).

No entanto, para chegar a este número é preciso considerar alguns fatores, como:

  • A inflação: se o mercado está mais aquecido, provavelmente os preços dos imóveis irão subir mais que o índice;
  • A localização: os imóveis situados em bairros nobres costumam ter uma valorização maior;
  • O tamanho: quanto maior o apartamento (em metros quadrados), mais caro ele costuma ser.

Não existe uma receita pronta para você saber quanto seu imóvel valorizou em determinado período, o melhor a ser feito é acompanhar os índices que influenciam o mercado imobiliário e como a economia esta fluindo na sua região.

Como acompanhar os índices e a economia local?

É cada vez mais difícil administrar o tempo que temos disponível para fazer qualquer atividade. A pandemia, o Home Office, a casa, as redes sociais, o Youtube, 5G…

Tudo parece consumir nossos preciosos minutos, e como administrar o relógio para conseguir ficar por dentro de quanto seu imóvel valoriza por ano? 👇

Tenha um consultor imobiliário de confiança

É importante encontrar um corretor de confiança que possa ajudá-lo a fazer bons negócios. Infelizmente, nem todos os corretores prestam um atendimento de excelência, alguns podem até te decepcionar se você não fizer a escolha certa. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar um corretor de imóveis de confiança:

Faça uma pesquisa: antes de entrar em contato com qualquer corretor, é importante fazer sua lição de casa e pesquisar diferentes opções. Veja o que outras pessoas estão dizendo sobre os corretores que você está considerando e leia as avaliações on-line. Também é uma boa ideia perguntar a amigos ou familiares se eles têm alguma recomendação.

Entenda suas necessidades: antes de começar a procurar um corretor, primeiro determine exatamente o que você precisa. Isso irá ajudá-lo a encontrar um profissional que seja bem equipado para atender às suas necessidades específicas.

Por exemplo, se você estiver procurando um imóvel para fins comerciais, certifique-se de escolher um corretor com experiência em propriedades comerciais.

Tenha uma conversa inicial: após ter feito sua pesquisa e entendido suas necessidades, é hora de entrar em contato com os corretores que você está considerando e ter uma conversa inicial.

Durante essa conversa, pergunte sobre as taxas cobradas pelo serviço, bem como qualquer outra informação relevante que possam fornecer. Também é importante verificar se o corretor tem conhecimento sobre a área em que você tem ou está interessado em comprar um imóvel.

Peça referências: antes de escolher um corretor, certifique-se de pedir referências para as pessoas que ele já trabalhou no passado. Isso irá garantir que você esteja lidando com alguém experiente e confiável.

Além disso, verificar as referências também irá permitir que você saiba mais sobre o tipo de serviços oferecidos pelo corretor.

Conclusão

Para manter-se informado sobre o mercado imobiliário de sua região e saber quanto valoriza um imóvel por ano, é só assinar a newsletter do clube.casa.

Recebendo as principais notícias do mercado diretamente em seu e-mail, você fica por dentro de todas as novidades e tendências, e pode tomar as melhores decisões para investir em imóveis.

Quanto um imóvel valoriza por ano?

O valor sempre vai ser variável, vai depender dos índices, da seu estado de conservação e o mercado imobiliário local. Em 2021 o IGP-M avançou 17,78% e refletiu diretamente no valor dos imóveis.

Facebook
WhatsApp
Email
Imprimir

Participe da discussão

Sobre a autora

Ultimas Notícias

Ana Elisa
Ana Elisa

Corretora Imobiliária e Perita Avaliadora, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e de investimentos. Seu objetivo é assessorar com exclusividade seus clientes para obterem sucesso nos negócios que envolvam transações imobiliárias.

Uncategorized
Ana Elisa Cardoso

Guia completo para comprar um imóvel

Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes que você pode tomar na vida. É um grande investimento financeiro e, portanto, é importante que

Ler »
Você chegou ao fim :) 🏆

Compare listings

Comparar

Não encontrou o que está procurando?

Vou te ajudar a encontrar o seu imóvel!

Preencha as informações abaixo para eu entender o que está buscando.
foto512x512 ana elisa cardoso corretora imobiliaria

Ana Elisa Cardoso
Corretora Imobiliária

Atendimento personalizado. Primeiro eu escuto suas necessidades, depois avalio todos os pontos e encontro a solução ideal para você.